FAQ

FREQUENTLY ASKED QUESTIONS

Não, contanto que a cada 10 ou 15 minutos exista um intervalo para que os discos esfriem; isso pode ser feito com algumas voltas pelo pátio de manobras, mantendo a rotação entre 1200 a 2000 rpms, evitando o uso da embreagem nesse período.

Sim, Você pode utilizar o freio traseiro para ajudar estabilizar a moto em manobras de precisão em baixa velocidade. A propósito, para aqueles que desconhecem; Freio Combinado é quando o condutor utiliza um dos freios (Dianteiro ou Traseiro), e ambos são ativados, porém, com porções de forças diferentes. Por exemplo, ao utilizar o freio traseiro, o dianteiro também será ativado, mas com menos intensidade. Apenas utilize a técnica, pois o efeito de freios combinados não terá impacto significativo nas manobras de precisão em baixa velocidade.

Sim, os programas Top Rider farão você melhorar a técnica de dirigibilidade da sua moto, através da análise e correção dos “vícios” negativos adquiridos com a condução inapropriada da motocicleta. Outrossim, novas técnicas serão ministradas, e sua condução só tende a crescer em qualidade e segurança.

  1. Somos instrutores com formação internacional, junto à Highway Patrol americana, onde aprendemos modernas técnicas de condução e segurança. Além disso somos oficialmente credenciados juntos aos órgãos de trânsito e de segurança (DETRAN/SP e SSP/SP);
  2. Baseamos nosso método em conhecimento e técnica, portanto não ministramos aulas pautados apenas em nossa experiência;
  3. Todas as nossas técnicas são fruto de muita experimentação e conhecimento, e foram desenvolvidas há anos por forças policiais. Em nossa concepção não há técnica errada ou certa, mas “técnica efetiva”;
  4. Pilotar motos, ainda que profissionalmente e por anos, não credencia ninguém a “instruir” ou ministrar aulas, é preciso formação específica, com foco em segurança, técnica, atualização e didática de ensino;
  5. Não promovemos situações contra a lei; portanto repudiamos quaisquer ações que gerem risco ou pouco acréscimo de conhecimento, tais como queimar pneus (burn out), fazer malabarismos em cima da moto (soltando mãos, pés, subindo no acento, etc), instigar o abuso de velocidade. Provocar situações de risco não é “instrução de segurança”;
  6. Nosso método é essencialmente prático, portanto quando você aprende uma de nossas técnicas, você carrega ela para o resto da vida, usando-a no seu dia a dia de motociclista.;
  7. Estamos em constante atualização de conhecimento, passando por programas anuais de nivelamento e upgrade nos EUA;
  8. Estamos em constante atualização de conhecimento, passando por programas anuais de nivelamento e upgrade nos EUA;
  9. Nosso programa tem encadeamento lógico e sequência didática, portanto não ministramos cursos para assuntos específicos (somente baixa velocidade, condução em grupo, etc). Nossos programas são ministrados com todos os módulos, ampliando-se o conhecimento, aprofundando a técnica, e a intensidade dos exercícios a cada nível de instrução;
  10. Sempre sugerimos que os treinamentos sejam feitos na sua moto, porque é nela que você deve aprender os limites de segurança, o que pode ou não ser feito e os procedimentos para “fugir do perigo no momento correto”, usando a própria ciclística da moto; não aconselhamos a realização de cursos usando motos diferentes do modelo que você possui; e se você estiver pensando em poupar sua moto ao realizar um curso de pilotagem, com outra motocicleta, lembre que o custo é baixo diante da oportunidade de poupar sua vida num momento de perigo.

 

 

Não. Essas técnicas têm sido utilizadas nos Treinamentos dos Policiais Americanos (Motor Officers) desde 1930. As técnicas aliadas à prática geram melhorias fantásticas na condução de motocicletas.

Quando o guidão está direcionado para um dos lados e você utiliza o freio dianteiro, todo peso de sua motocicleta, somado ao seu peso e aliado ao momentum é rapidamente transferido para roda dianteira na posição em que o guidão está direcionado, dessa maneira é quase impossível segurar o peso da motocicleta nessa brusca transferência de peso. Veja bem, como a roda traseira não vira para um lado ou outro, não existe a rápida transferência de peso para um dos lados, sendo assim a motocicleta não tem a tendência de tombar para um dos lados. Ao utilizar o freio dianteiro, tenha certeza que o guidão está reto, e lembre-se de frenar progressivamente; nunca alicate o freio dianteiro.

Os treinamentos ministrados pela Top Rider têm como objetivo a condução consciente e segura, tendo também grande ênfase em manobras de precisão em baixa velocidade. Cada motocicleta possui um limite de esterçamento e um diâmetro mínimo para realizar uma manobra de 180 graus. Após passar pelo treinamento da Top Rider boa parte dos alunos começam a conhecer esses limites e então conseguem visualizar se é possível ou não realizar tais manobras em determinados espaços.

Não. As técnicas de Cabeça e Olhos, Zona de Atrito e Freio Traseiro são exatamente as mesmas com um passageiro (Garupa).

A grande maioria de embreagens são ajustáveis. Verifique o manual para o procedimento correto de ajustes da embreagem na sua motocicleta. Após ajustado da maneira que melhor lhe agrada, solte a embreagem lentamente até que a moto começe a se mover e então mantenha a embreagem nessa posição. Você identificará o ponto certo da Zona de Atrito quando puder subir ou descer o giro do motor sem que a moto ganhe velocidade ou dê trancos intermitentes.

A motocicleta que atenda suas necessidades, vontades e desejos.

As técnicas servem e devem ser utilizadas em todos os tipos de motos; desde cruisers até esportivas.

Sim; serão entregues certificados numerados, reconhecidos e assinados por instrutores de trânsito.

Depende do treinamento que o aluno pretende participar. Aconselhamos que acesse nossa página web, na aba Cursos e identifique qual curso se enquadra melhor. Tenha em mente que optar por um curso mais avançado sem noções e habilidades mínimas pode acarretar em um baixo aproveitamento.

Sim. Basta entrar em contato por telefone ou e-mail que agendamos sua aula particular de acordo com a nossa disponibilidade e sua necessidade.

Nos treinamentos ministrados pela Top Rider, o aluno sempre utiliza sua moto.

Faça sol ou faça chuva, o treinamento irá acontecer do mesmo jeito; entendemos que as intempéries da natureza são fatores a mais que engrandecem o treinamento.

Geralmente fazemos votação para decidir o local de almoço, mas sinta-se a vontade para decidir onde ir.